O Espaço Cultural Amaral Carvalho (ECAC) completou 20 anos de atividade nessa quarta-feira. São 20 anos acolhendo pacientes e acompanhantes e proporcionando atividades de lazer e cultura. Para marcar a data, e também comemorar o Carnaval, promoveu atividades no Centro de Apoio ao Paciente (CAP), espaço administrado pelo ECAC em que pacientes, acompanhantes e motoristas aguardam seus atendimentos e o transporte para retorno às suas cidades.
O senhor Vicente Galvão Fabrício, 83 anos, morador de Palmital/SP, é paciente do Hospital Amaral Carvalho desde 2011. “Frequento o CAP há 12 anos e sempre fui muito bem recebido e bem tratado nesse lugar. Aqui a gente descansa, come e se distrai”, contou o paciente. Emocionado, o senhor Vicente ainda agradeceu. “O Hospital Amaral Carvalho me devolveu a vida, eu sou muito grato por todos que já cuidaram de mim aqui”.
O diretor Administrativo e Financeiro José Antônio Barata de Almeida Bueno, o diretor de Apoio Social Eduardo Piragino e o diretor de Transparência e Imagem Institucional Fernando Schwarz estiveram no evento. “O paciente do hospital precisa de muito mais do que o tratamento, ele precisa de acolhimento e atenção. É esse o trabalho do ECAC e do CAP no dia a dia de milhares de pacientes, que é essencial para o desempenho da Instituição”, disse o diretor José Antônio Barata.
O evento contou com atividades como bingo, sorteio de brindes e café da manhã.
Café da tarde com apoiadores
Após comemorar a data com pacientes e acompanhantes no CAP, a equipe do ECAC convidou os apoiadores para um café da tarde na sede. Colaboradores, voluntários, apoiadores e diretores da Instituição estiveram na recepção, aberta com um discurso da coordenadora do Espaço Cultural, Rachel Cesarino de Moraes Navarro. “Agradeço a Deus, que nos permite fazer esse trabalho, à Diretoria da Fundação Amaral Carvalho, aos colaboradores, voluntários e apoiadores do ECAC que fazem parte desses 20 anos de história”. O presidente da Diretoria Institucional da Fundação Amaral Carvalho, Vitorio Munerato Neto, parabenizou o trabalho desenvolvido. “O Hospital Amaral Carvalho é um grande hospital especializado em tratamento oncológico, referência em todo o Brasil, mas seu trabalho só é de excelência graças a esse cuidado que existe com os pacientes e acompanhantes. Quero parabenizar os voluntários e apoiadores que fazem esse trabalho incrível”. O diretor da Koloss Makeup, Alexandre de Oliveira, falou sobre o apoio que a empresa oferece há mais de dez anos. “Nós apoiamos as oficinas e atividades ligadas à autoestima das pacientes, por meio da doação dos produtos. Acreditamos que a maquiagem possui esse papel e, principalmente, na vida de mulheres que muitas vezes se veem fragilizadas com o tratamento de câncer”.